CURSO DE Presencial

LETRAS

  • Modalidade: Licenciatura
  • Carga Horária: 3.660 Horas
  • Duração do Curso: 4 Anos
  • Turno: Noturno
  • Investimento mensal: R$ 611,60

OBJETIVO

Formar profissionais professores de Língua Portuguesa e suas literaturas, e de Língua Inglesa e suas literaturas; que tenham conhecimentos e competências linguístico-discursivas para atuarem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, bem como para atuarem como profissionais em diferentes segmentos sociais que exijam tal formação.

Formar profissionais que atendam à demanda regional, quer na área da educação, quer em outras áreas compatíveis a sua formação, nas quais atuem com competência à transformação dos contextos regionais e nacional, sempre em busca da melhoria da qualidade de vida. O curso de Letras objetiva uma formação integral e com compromisso social a seus egressos.


Perfil e Competências

Articulado às concepções apresentadas nos objetivos gerais e específicos do curso e do PPI, o curso de Letras da Faculdade Cenecista de Itaboraí pretende formar um profissional que tenha competência para ensinar seus alunos a construírem aprendizagens sobre leitura, fala e produção textual que envolvam manifestações e identidades culturais em gêneros diversos, sempre com vistas à formação integral do cidadão leitor e à sua autonomia discursiva.

Quando em atuação em outros campos profissionais (secretários, redatores/corretores de textos, tradutores e assessorias em geral), diferente dos escolares, o profissional de Letras deverá ter, em seu perfil, competência de diálogo oral e escrito, com propriedade de domínio das especificidades linguístico-discursiva, agindo com respeito às diversidades linguístico-culturais.

Para ambos, professores e profissionais em outras atuações, a formação cultural e a formação específica que o curso oferece deverá promover sua competência de atuação como um profissional empreendedor, com discernimento crítico na análise das situações do cotidiano, que queira sempre se atualizar, que valorize e respeite os diferentes saberes e que saiba usar diferentes tecnologias de informações e de comunicações. O egresso deverá ser competente, a partir das habilidades desenvolvidas, para inovar e transformar as diferentes realidades apresentadas no seu cotidiano social como demanda de seu trabalho.

Para a formação desse perfil profissional, o curso de Letras desafia a aprendizagens significativas, que remetem continuamente o conhecimento à realidade, através de práticas e de reflexões sobre essas experiências. Nesse sentido, e evocando, mais uma vez, o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Letras e o das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para o Ensino Básico, o egresso do curso de Letras da Faculdade Cenecista de Itaboraí deverá desenvolver o perfil assim esquematizado:

  • ter bom nível de domínio de conhecimentos da língua portuguesa nas suas manifestações oral e escrita, em termos de fala, leitura e produção de textos;
  • com a integralização de sua formação em língua estrangeira, também deverá ter bom nível de domínio de conhecimentos da língua Inglesa nas suas manifestações oral e escrita, em termos de fala, leitura e produção de textos;
  • fazer reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico cultural, político e ideológico;
  • ter uma visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
  • buscar atualização profissional de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
  • perceber diferentes contextos interculturais e atuar com adequação discursiva que promovam a identidade cultural;
  • utilizar-se dos recursos da tecnologia de informática e de comunicação;
  • dominar os conteúdos básicos que são objetos do processo de ensino para aprendizagens linguístico-culturais na etapa final do Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
  • dominar metodologias diversas, com uso de métodos e técnicas pedagógicas, bem com de material de apoio, que permitam a socialização de saberes diversos e a construção de novos conhecimentos nas ações escolares.

O profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

O graduado em Letras, tanto em língua materna quanto em língua estrangeira clássica ou moderna, deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica convencional, teórica e prática ou fora dela.

O resultado do processo de aprendizagem deverá ser a formação de profissional que, além da base específica consolidada, esteja apto a atuar, interdisciplinarmente, em áreas afins. Deverá ter, também, a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras. O profissional de Letras deverá, ainda, estar compromissado com a ética, com a responsabilidade social e educacional, e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho. Finalmente, deverá ampliar o senso crítico necessário para compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.


Aguarde...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *